As vezes (ou todas as vezes sei lá) um ato pode mudar radicalmente nossa vida. Muitas das coisas pelas quais passei não me afligem mais, afinal de contas para amadurecer precisamos de tempo. O fato é que de vez em quando nos pegamos imaginando como seria nossa vida se ao invés de tomar aquele caminho, tivéssemos resistido e permanecido no anterior.
Hoje tenho amigos doutores, que na época da universidade eram simples colegas de turma. Alguns já acumulavam dois cursos antes de se graduar em Ciências Sociais: Andréa fazia Direito e Sociais ao mesmo tempo, Edilma fez Biblioteconomia, outros se tornaram mestres e depois doutores...
Um pouco antes de escrever minha monografia trabalhei na Incubadora de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos e por causa deste trabalho modifiquei totalmente o foco, o tema, enfim, recomecei do zero a elaboração da monografia.
Do que me arrependo? De não ter seguido este caminho. Gosto da pesquisa, da leitura e de estruturar os pensamentos através do texto. Talvez não o faça com a competência necessária, mas eu gosto.
Levei 15 anos para voltar ao tema e perceber a riqueza e a singularidade (pelo menos para mim) do livro Uma utopia militante: Repensando o socialismo de Paul Singer. Singularidade que começa com a exposição e dicotomia dos conceitos de revolução política e revolução social, passa pelo estudo da formação do capitalismo na Inglaterra, assimilações e resistências da sociedade com esta nova ordem econômica, conquistas e derrotas da classe operária, erros e acertos do movimento operário, chegando aos implantes socialistas no capitalismo. E neste item as cooperativas ganham um destaque especial.
São pelo menos 10 anos perdidos de reflexão, de possibilidades de atuação, de criação de implantes socialistas, ou seja, de real luta socialista dentro da formação capitalista. Possibilidade esta que é sempre sufocada pela luta política, luta esta que é importante mas não muda a realidade dos oprimidos e por consequência dá sobrevida ao capitalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário